quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Microsoft

Saindo um pouco da área técnica, muitos acusam os usuários linux de serem contra a Microsoft.
Mas como concordar com uma empresa, notoriamente monopolista e que agora, mais uma vez, mostra sua face de má jogadora: http://computerworld.uol.com.br/mercado/2007/08/30/idgnoticia.2007-08-30.6808872722/

A notícia acima indica os níveis que algumas disputas chegam
Isso me faz lembrar o processo licitatorio no Brasil que suspendeu temporariamente uma compra gigantesca de pacotes Office.

terça-feira, 28 de agosto de 2007

mais um ponto

Empresa Municipal de Informática do Recife processa seus serviços críticos em Linux
  • 28 de Agosto de 2007 às 13:43
  • Fonte: http://www.alacarta.com.br/preview.asp?C1=145271:155790:20174076:30:67672A
  • Sistemas das áreas tributária, de planejamento, de saúde, de educação, de orçamento e finanças e o portal de compras da Empresa Municipal de Informática (Emprel), de Recife (PE) rodam em plataforma Red Hat.

    A Emprel convivia com vários problemas em sua infra-estrutura de TI, entre eles, instabilidade do sistema operacional, necessidade de atualização de software e, como em muitas companhias públicas, limitações orçamentárias. Foi quando a equipe de TI da empresa, em busca de um sistema estável e sem a necessidade de grandes investimentos, adotou a plataforma Linux.

    A migração do sistema proprietário para open source provocou uma mudança cultural na área de TI da Emprel, unindo os técnicos em torno de um projeto no qual puderam criar, pensar e interagir com o sistema operacional e seus aplicativos. Naquela época, em 1994, a empresa trabalhava com uma distribuição Linux.

    Mas mesmo com os profissionais de TI envolvidos com o sistema operacional open source, ainda existiam resistências e, para minimizá-las, a Emprel buscou uma plataforma com um sólido aspecto corporativo, uma comunidade ativa, além de representação nacional. “A distribuição da Red Hat foi a que melhor preencheu esses requisitos”, diz Luís Roberto Siqueira, diretor de Infra-estrutura de TI da Emprel.

    Em 1998, a Emprel começou a trabalhar com a Red Hat, líder mundial em soluções open source. “O trabalho veio como conseqüência da evolução. A consolidação da companhia, o suporte como diferencial dentre as outras distribuições e a manutenção da GPL (Licença Pública Geral, do inglês General Public License) nos fez investir pesadamente na Red Hat e, conseqüentemente, na comunidade de software.

    Com o sistema operacional open source, a Emprel passou a disponibilizar suas soluções de processamento online, levando os sistemas tributários e de planejamento urbanístico para pontos de atendimento da prefeitura, onde o cidadão pode gerar extratos de débito na hora. O sistema operacional Red Hat Enterprise Linux (RHEL) também permitiu à empresa atualizar e desenvolver software para as áreas tributária, de planejamento, de saúde, de educação, de orçamento e finanças e para o portal de compras (com linguagem PHP e banco de dados PostgreSQL), entre outros.

    Em 2002, a Emprel passou por uma prova de fogo. Com alguns sistemas legados rodando em mainframe, a empresa precisava atualizar as soluções de cadastro imobiliário e mercantil em Java e decidiu implantá-los na plataforma Linux. “Foi um desafio. São sistemas altamente críticos e complexos que em toda a sua vida processaram em mainframes, mas como o pioneirismo nos acompanha, instalamos o Linux em nosso mainframe”, explica o diretor de Infra-estrutura da Emprel. “E foi um passo decisivo para a consolidação do software livre na empresa”, completa.

    Atualmente, quase todos os serviços críticos da empresa rodam no RHEL; os serviços legados ainda processam no OS/390 (mainframe). A infra-estrutura de TI da Emprel é composta por banco de dados (DB2, Oracle, PostgreSQL e MySQL), servidores de aplicação (Websphere e JBoss), webserver (Apache) e firewalls. No segundo semestre de 2006, a empresa bloqueou o serviço de mensagem instantânea proprietário e agora está prestes a instalar um servidor Jabber (Linux). Dos 60 servidores da Empresa Municipal de Informática, 50 rodam Red Hat, distribuídos entre Fedora, Red Hat 9 e RHEL.

    Dentre os benefícios obtidos pela Emprel com a plataforma open source, como redução de custos para uma empresa que administra mais de 2 mil máquinas, Siqueira destaca a estabilidade. “Não tivemos a necessidade de acionar o suporte, o que, a nosso ver, é um excelente sinal”. Na visão do diretor de Infra-estrutura, quando o trabalho de suporte não é necessário no dia-a-dia, significa que os patches ou novas versões foram minuciosamente trabalhados, permitindo a execução das tarefas sem interrupções — meta de qualquer CPD que trabalha 24 x 7. “Mas se precisarmos de suporte, sei que será dado por uma grande empresa, com atuação inclusive no Brasil”, completa.


    Sites relacionados:
    Notícias relacionados:

    terça-feira, 21 de agosto de 2007

    Mais noticias do tux...

    Quem quiser ler sobre os caminhos do Linux:
    http://computerworld.uol.com.br/mercado/2007/08/21/idgnoticia.2007-08-20.9595226415/

    segunda-feira, 20 de agosto de 2007

    Single sign on

    Olha que noticia interessante para nós :
    Peugeot converterá 20.000 desktops pra Linux
  • 19 de Agosto de 2007 às 14:23
  • Fonte: http://www.informationweek.com/news/showArticle.jhtml?articleID=201400082
  • A fabricante francessa de carros Peugeot planeja migrar 20.000 máquinas para Linux de um total de 72.000 na empresa.

    A empresa usará a última versão do Suse Linux com o pacote Open Office e a migração está em seus estágio inicial de planejamento.

    Também está planejada a migração de 2.500 servidores para Linux com integração com servidores Windows rodando Active Directory.

    segunda-feira, 13 de agosto de 2007

    Material de aula

    alunos(as) !
    As materias estão disponíveis tanto na lista do grupo de discussão redes_fgp como no site oficial da Faculdade.

    Recomendo não faltarem nas próximas aulas !



    quinta-feira, 9 de agosto de 2007

    MS x Linux

    Um bom profissional de informática não pode apenas ser técnico. Tem também que não se diexar levar pelos modismos e saber agir com diplomacia. Um assunto sério, e com pontos de calorosas discussões nas empresas, é o embate free x pago, Linux x MS.

    Leiam o artigo abaixo e boa análise do texto:
    http://computerworld.uol.com.br/mercado/2007/08/09/idgnoticia.2007-08-08.5994055076


    terça-feira, 7 de agosto de 2007

    Terceiro maior fabricante de PCs venderá laptops com Linux

    Alunos, olhem o futuro promissor na carreira de adm de redes e de linux. Vejam que o Ubuntu é bem citado na reportagem:

    06/08/2007 - 12h27
    Terceiro maior fabricante de PCs venderá laptops com Linux

    Por Jim Finkle

    BOSTON (Reuters) - O Lenovo Group Ltd., terceiro maior fabricante de computadores pessoais do mundo, disse nesta segunda-feira que começará a vender laptops com o software Linux, da Novell Inc., pré-instalado em vez do sistema operacional Windows, da Microsoft Corp.'s .

    Os laptops começarão a ser vendidos no quarto trimestre deste ano e estarão disponíveis tanto para os clientes corporativos do Lenovo quanto para os consumidores comuns.

    O Lenovo anunciou seus planos no início da LinuxWorld, conferência anual de informação tecnológica realizada esta semana em San Franciso, Califórnia, nos Estados Unidos.

    O sistema operacional Linux é um dos programas de maior crescimento do tipo para servidores e outros computadores de negócios na última década. No ano passado, a Microsoft iniciou uma parceria com a Novell que incluía o desenvolvimento conjunto de softwares para servidores. A Microsoft também vende produtos Novell e as duas empresas concordaram em fornecer proteção de patentes para seus respectivos clientes.

    Os fabricantes de computadores apresentam certa resistência em adotar o Linux, mas essa postura está começando a mudar.

    Em maio, a Dell Inc., segunda maior produtora mundial de PCs, começou a vencer três modelos para consumidores norte-americanos com uma outra versão do Linux pré-instalada, chamada Ubuntu.

    A companhia adotou o programa depois que seu CEO, Michael Dell, pediu aos consumidores que enviassem sugestões de novos produtos ao site da empresa. Computadores com Linux foram os mais pedidos.

    O fundador da Ubuntu, Mark Shuttleworth, que também administra a empresa privada Canonical Inc., que vende contratos de serviços para manter os softwares Ubuntu, disse numa entrevista mês passado que espera o crescimento do uso de Linux pela Dell.

    Ele também disse que está negociando com outros grandes produtores de PCs que desejam vender equipamentos com Ubuntu pré-instalado.



    sábado, 4 de agosto de 2007

    AULA DIA 03/08

    Oi alunos do 4°Módulo !
    A aula do dia 03, rendeu bastante, gostaria que vocês me dessem um feedback em qual comando estão enroscando !
    abs do seu professor
    Marcelo

    quinta-feira, 2 de agosto de 2007

    SOFTWARE LIVRE E VOCÊ

    Há uma lista de alguns aplicativos gratuitos (para Linux) divulgada no site http://idgnow.uol.com.br/computacao_corporativa/2007/07/27/idgnoticia.2007-07-27.5202800112/
    Eu, particularmente, já desenvolvi alguns sites usando o Linux.
    Sim, além do conceito LAMP (linux + apache + mysql + php) usei editores de html e programas de manipulação de imagens, tudo em Linux.

    Mas, e você ? A que tipo de aplicação se resume sua interação com Linux ?

    BEM VINDOS


    Prezados Alunos,
    Estou iniciando este blog, voltado para tecnologia e troca de informações sobre as matérias que administro na Faculdade.
    Com certeza, assuntos não faltaram, e prometo estar respondendo todos os posts na medida do possível. Abraços e bom inicio de semestre !