Nessa semana de retorno, as coisas ainda se acomodando no novo ano, aproveitei o período noturno sem lecionar e começei a rever meu caderno de anotações.
Um assunto que eu acho importante citar, é o market share. Definindo simplesmente, é a fatia de mercado que uma empresa detém, em relação as vendas.
Observei que várias empresas poderiam incrementar seu share, através de ações internas.
Internas ? Sim. Algumas empresas simplesmente não vendem seu produto aos funcionários, com algum tipo de desconto. Não me digam que a empresa não tem margem para o menor desconto que seja. Basta considerar que X quantidade vendida diretamente, não passará por transporte,atravessador,etc. Em certos casos, até mesmo a embalagem pode ser desconsiderada, reduzindo o custo.
Com isso, porque correr o risco de seu funcionário acabar comprando o produto concorrente ? Mesmo garantindo a superioridade de seu produto, devemos levar em conta a condição financeira de seu colaborador (ou sua empresa remunera muito bem todos os cargos ?).
Ora, além disso e a auto estim do funcionário ? Levar para casa um produto que ele diretamente ou indiretamente ajudou a produzir ?
Sem contar no efeito negativo: se o produto é tão bom, porque o cara que trabalha na empresa não usa ?
Até que alguém coloque um post aqui justificando isso, ainda considero que as empresas estão com estratégia errada sobre essa venda...
sexta-feira, 11 de janeiro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário